terça-feira, 23 de novembro de 2010

UMA GUITARRA VERSÁTIL

Todos devem notar que nos últimos anos, os instrumentos musicais vêm sofrendo várias modificações aliadas a evolução tecnológica e ao crescimento do mercado musical.
Como toda evolução tem aspecto positivo e negativo, com os instrumentos musicais não ocorre diferente.

Tipos de músicos

No meu ponto de vista existem três tipos de músicos e cada um deles esbarra nestes aspectos durante a sua trajetória ao longo de sua carreira musical. Os tipos são:

Iniciantes: são os que ainda não conhecem a fundo os equipamentos, não querem investir muito nesto momento, ao menos enquanto aprendem ou melhoram a técnica. Para estes o mercado é vasto, com muitas opções nas mais diversas lojas . Porém, esta mercadoria de primeira escolha, corre o risco de ficar encalhada no momento em que ele decidir evoluir também em seu equipamento.

Modistas: Não encontraram ainda seu estilo próprio e “ dançam conforme a música”. Hoje em dia percebemos várias bandas de rock nas quais os guitarristas tocam com Les Paul influenciados pelo Slash ou Zakk Wylde, outros virtuoses que tocam com Ibanez influenciados por Steve Vai ou Joe Satriani, uns até que lixam a pintura da guitarra Strato para parecer velha como a do Malmsteen. Me perdoem os que se encaixam neste grupo, mas vocês devem buscar a identidade própria, ou ficarão fadados a viver eternamente tentando ser cópias destes que vocês nunca serão.

Experientes: buscam qualidade e procuram um instrumento que se adapte melhor ao seu gênero musical. Estes são os que mais sofrem com o alto preço dos equipamentos, pois esse tipo de produto encontramos apenas na chamada “1ª linha” das marcas famosas, ou na fabricada por luthier com o tipo de madeira, shape e hardware de seu gosto e marca (na segunda opção existe a desvantagem da desvalorização em relação as marcas famosas).

Modificando o instrumento

Como eu já havia dito no tópico anterior, eu gosto muito do bom e velho Rock’n’Roll, mas sou cristão, toco com a banda na igreja e lá tocamos diversos estilos (Pop, rock, blues, funk, etc.). O ideal seria ter uma guitarra para cada estilo, mas isso tem um custo bem alto.
Existem pessoas muito resistentes a certas modificações na guitarra, mas acreditem, vocês podem conseguir diferentes timbres desde a escolha dos captadores até a instalação de simples dispositivos que resultam em sons incríveis; É o que eu chamo de Guitarra Versátil.
Hoje em dia, até as grandes fábricas estão adeptas destes dispositivos, pois é comum vermos nas vitrines, guitarras expostas com adesivos ao redor dos pots de volume ou de tom escrito Push-pull, ou até mesmo chaves que dão a opção de três ou mais timbres diferentes.


Escolha do captador para modificar o timbre

A Stratocaster é a guitarra mais versátil que existe e talvez por esse motivo seja a mais copiada na história deste instrumento. Como exemplo, usarei uma modificação que fiz na minha. Eu tenho uma Tagima Stratocaster T635 , que tem um timbre maravilhoso aliado a captadores Fender Custom nas posições do braço e meio. Eu sou um apaixonado por esse timbre “estalado e brillhante” da Strato, porém sentia falta de mais peso e corpo na posição da ponte para solos e algumas bases de Rock’n’Roll, então instalei um captador com essas características (Rock King Plus – Sergio Rosar). Então hoje, quando mudo a chave para a posição da ponte, é como se eu trocasse de guitarra para solar, o resultado ficou fantástico.

Dispositivos para alterar características sonoras dos captadores.

Um recurso muito interessante é o cancelamento de uma das bobinas de um captador humbucker. Você já deve ter ouvido falar em termos como “ splitar o captador”, então, nada mais é do que o cancelamento de uma das bobinas, fazendo com que o humbucker soe como um sigle coil, mais brilhante e com menos ganho. Este recurso pode ser instalado com o uso de uma mini-chave de liga/desliga por exemplo, ou até mesmo com um potenciômetro tipo push/pull, sendo que a segunda opção tem a vantagem de não interferir na estética do instrumento.
Se temos uma guitarra HSH (humbucker/single/humbucker) por exemplo, podemos usar este cancelamento de uma das bobinas no captador do braço, da ponte ou até mesmo nos dois. Eu particularmente gosto muito do som do humbucker splitado para bases clean ou com o uso de chorus, é muito interessante. Ainda se tem a opção de instalar uma chave para ligar os capatdores do braço e da ponte juntos nas guitarras com tres captadores, já que a chave de 5 posições não nos dá esta opção.

Treble Bleed

O treble bleed consiste na instalação de um capacitor no potenciômetro de volume, para que não se perca o brilho quando se abaixa o volume da guitarra. Este recurso é muito interessante também porque, quanto mais abaixamos o volume, mais agudo soa o captador, ganhando assim mais uma opção de timbre. A desvantagem é que o volume da guitarra abaixa quase no final do curso do potenciômetro; Isso para os que gostam de fazer aquele efeito aumentando e abaixando o volume na mão (como mestre na técnica podemos citar o Steve Morse) torna-se inviável, a não ser que use o pedal de volume.

Bem, espero ter contribuido um pouco para o conhecimento de vocês, ou ao menos tenha esclarecido algumas dúvidas a respeito do assunto.

Gostaria também de deixar aberto o espaço para discussões e novas idéias que sempre serão bem vindas.

Sites para pesquisa:

Além dos sites dos próprios fabricantes de captadores que trazem diversos esquemas de ligação, deixo mais esses dois abaixo para pesquisa sobre o assunto.

http://www.malagoli.com.br/duvidasusuarios.htm
www.projectguitar.com/tut/potm.htm

Grande Abraço

Um comentário:

  1. No meu caso, o treble bleed foi amor a primeira "experimentada", e olha que relutei um pouco em instalar...e agora eu recomendo...experimente voce tambem...principalmente se voce usa um dual blade / mini humbucker no braco, depois de instalado, plugue sua guitarra num bom amp valvulado no canal de drive e nao pare mais de "brincar" de abaixar o volume para sentir a distorcao sumir e a caracteristica de "single coil forte" ficar ainda mais evidente

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